5 dicas para um home office mais produtivo

PreparaTODOS - 08 Fevereiro, 2021

PreparaTodos

5 dicas para um home office mais produtivo

Quem é você no Home Office? Aquele que se dá super bem ou aquele que ainda se sente desconfortável nesse novo modelo de trabalho? Se você faz parte do segundo grupo, ...

Quem é você no Home Office? Aquele que se dá super bem ou aquele que ainda se sente desconfortável nesse novo modelo de trabalho? Se você faz parte do segundo grupo, esse texto é para você!

Para algumas pessoas, a ideia de trabalhar Home Office é um sonho: nada de trânsito, comida de casa, conforto e maior facilidade para conciliar as demandas pessoais com as profissionais. Para outras, no entanto, trabalhar de casa virou um pesadelo…

O Home Office é um modelo de trabalho que já existe há algum tempo. Muitos, em especial aqueles que trabalham de forma autônoma (ou seja, sem vínculo empregatício com alguma empresa), já utilizavam esse formato em suas rotinas de trabalho. Com a chegada da pandemia (que ainda não acabou…), porém, a maior parte de nós precisou ser inserida nesse modelo “de uma hora para a outra”. Por essa razão, muitos trabalhadores se viram completamente perdidos dentro dessa nova realidade.

Bom, essa é a hora em que precisamos te dar uma notícia que pode te deixar preocupado. Ainda teremos alguns meses de pandemia pela frente e, ao que tudo indica, mesmo depois da vacina, muitas empresas vão optar por seguir com esse modelo de trabalho. Por isso, preparamos esse texto recheado de dicas para você se adaptar melhor ao Home Office e, quem sabe, até curtir as alegrias de trabalhar de casa.

1. Disciplina

Taí uma palavra fundamental para qualquer situação de trabalho, mas que pesa ainda mais quando pensamos no Home Office. Por isso, é fundamental estabelecer uma rotina, tal como se você tivesse que ir para o escritório. Busque acordar sempre no mesmo horário e cumprir as suas atividades matinais, como café-da-manhã e prática de exercícios físicos. É importante também estabelecer a hora de começar e de terminar. Isso ajuda você e os seus colegas, que não vão ser surpreendidos por mensagens de trabalho no meio da noite.

2. Roupas

Uma das grandes questões do Home Office é a dificuldade do nosso cérebro de separar trabalho e descanso, uma vez que esses dois movimentos passam a acontecer em um mesmo espaço.

Por isso, nossas medidas precisam ser fundamentadas na organização e em práticas que ajudem a distinguir uma coisa da outra.

É muito importante trabalhar confortavelmente e isso também inclui as roupas que utilizamos. Por essa razão, muitos escritórios optam por um “dress code” (padrão de vestimenta) mais despojado e informal. No entanto, no home office, a tentação para passar o dia de pijama e meias é muito grande… Mesmo que ninguém te veja (vamos falar sobre reuniões um pouco mais à frente), é importante deixar claro para você que este é um horário de trabalho e não de descanso. Escolha roupas confortáveis mas que possam ser usadas para ir à rua, por exemplo. Isso vai trazer mais disposição para o seu corpo e evitar a preguiça.

3. Não evite o contato humano

Dentre as desvantagens do Home Office está a perda de um contato mais próximo com os colegas de escritório. Perde-se a pausa do café, os almoços compartilhados, o olho no olho durante as reuniões... Uma das formas de diminuir essa falta é, justamente, investir em reuniões virtuais, os chamados “calls”. Nessas horas, é muito importante fazer o esforço de abrir sua câmera para que todos possam se ver.

Isso vai trazer mais proximidade entre você e os seus colegas, suprindo parte dessa necessidade de estar em contato direto com essas pessoas.

4. Organização

Sem ela, nada é possível!

Neste tópico, vamos ver alguns pontos em que a organização se faz extremamente necessária na rotina de trabalho em casa.

 -   Faça uma lista com as suas atividades do dia. Use como critério a ordem de prioridade, colocando o que é mais urgente no topo.

 -   Organize a sua agenda. Isso significa separar os horários para cada coisa, inclusive as pausas para descanso. 

 -   Faça uma agenda compartilhada com a sua equipe. Diferentemente do trabalho presencial, em que todos veem o que está sendo feito, no home office é muito comum que as pessoas fiquem perdidas, sem saber qual tarefa está sendo executada por quem. Além disso, é muito importante que todos saibam a que horas podem contar com você ou se você está em um dia muito cheio, para que as novas demandas sejam distribuídas entre outras pessoas.

Hoje em dia, já existem muitos aplicativos de agendas virtuais e de gerenciamento de projetos que permitem uma organização compartilhada entre todos os membros de uma equipe. Invista nisso!

5. Mude de ambiente durante o dia

Da mesma forma que é importante separar um espaço da casa para ser o seu “escritório” - mantendo tudo organizado, limpo e à mão -, é fundamental trocar de ambiente em alguns momentos do dia. 

É hora do almoço? Pausa para o café? Aproveite para esticar as pernas e, se possível, vá para outro espaço da casa. Isso vai aliviar a sensação de que você passou o dia “trancado” em um mesmo lugar. 

Além disso, mudanças de ambiente ventilam o cérebro e ajudam a aumentar a capacidade criativa.

Esperamos que elas te ajudem a encontrar um caminho mais confortável para o trabalho em casa!

O que achou das nossas dicas?

Acesse já o blog da Prepara e tenha acesso a conteúdos sobre empregabilidade toda semana!

 

 

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Qual tipo de estudante você é? Descubra agora!

read more

Como se candidatar a uma vaga na PreparaVAGAS

read more

Quem você admira?

read more