5 motivos para fazer o vestibulinho ETEC

PreparaTODOS - 23 Setembro, 2021

PreparaTodos

5 motivos para fazer o vestibulinho ETEC

Está em busca de um bom curso técnico para entrar mais rápido no mercado de trabalho? Então vale conhecer a ETEC - Escola Técnica Estadual de São Paulo.

Está em busca de um bom curso técnico para entrar mais rápido no mercado de trabalho? Então vale conhecer a ETEC - Escola Técnica Estadual de São Paulo.

Os cursos técnicos são uma importante opção para quem deseja se qualificar mais rápido para já entrar no mercado de trabalho. Diferentemente das graduações, que em geral levam de 3 a 4 anos, os cursos técnicos formam profissionais em cerca de 2 anos de estudos.

 

 ETEC

ETEC são as Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo, que oferecem ensino técnico em diversas áreas, como Contabilidade, Administração, Recursos Humanos, Enfermagem e  muitas outras

 

Vestibulinho

O processo seletivo de acesso às ETEC é chamado Vestibulinho e acontece semestralmente. 

Em geral, a seleção é feita através de uma prova em que são cobrados os conteúdos do Ensino Fundamental de suas 4 principais áreas: matemática, português, ciências humanas e ciências da natureza.

Em 2021, assim como no ano passado, em função da pandemia do COVID-19, essa avaliação foi suspensa. Assim, o ingresso na ETEC foi feito mediante a avaliação do histórico escolar dos candidatos. Não temos ainda uma data oficial para o retorno do Vestibulinho, mas com o avanço da vacinação no estado de São Paulo, isso pode acontecer em breve.

 

Quem pode estudar na ETEC?

A ETEC é uma instituição gratuita e, por isso, aberta a todos. Porém, para poder se candidatar a uma vaga, é necessário preencher alguns requisitos:

  • Ter concluído ou estar cursando (com comprovação de matrícula ativa) o 2º ou 3º ano do ensino médio;

  • Para a maioria dos cursos, não é necessário ter uma idade mínima. No entanto, para Enfermagem, Cuidado de Idosos e Serviços de Restaurante e Bar é necessário que o aluno já tenha completado 18 anos.

 

E por que a ETEC é uma boa opção?

  • É rápido: a formação técnica é voltada para o mercado de trabalho. Assim, você conclui a sua formação em cerca de 2 anos e já pode começar a trabalhar;

  • É gratuito: por ser uma instituição pública, você não paga nada para estudar na ETEC; 

  • É perto: a ETEC está presente em todo o estado de São Paulo, então basta encontrar a unidade mais perto de você;

  • É diverso: são quase 100 opções de curso para você escolher a que mais tem a ver com você;

  • É reconhecido: a ETEC oferece ensino de qualidade, com grande reconhecimento, para você conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

 

Confira muito mais no Blog da PreparaTODOS!

Tópicos: Cursos Preparatórios


Posts recentes

7 livros que você precisa ler em 2022

read more

Carreira: profissões do passado x profissões do futuro

read more

Cinema 2022: 10 filmes para ver e aprender!

read more