6 dicas para estudar de casa

PreparaTODOS - 29 Julho, 2020

PreparaTodos

6 dicas para estudar de casa

Com o surto mundial de COVID-19, escolas, universidades e centros de aprendizagem do mundo inteiro estão fechados, pois uma das formas de evitar a proliferação do vírus ...

Com o surto mundial de COVID-19, escolas, universidades e centros de aprendizagem do mundo inteiro estão fechados, pois uma das formas de evitar a proliferação do vírus é impedir aglomerações e promover o isolamento social.

 

Mas como dizem, em toda crise surge a oportunidade de fazer algo diferente, refletir sobre hábitos antigos, atitudes que devem ser melhoradas e principalmente a chance de aprender e investir em você.

E conhecimento é o que não falta em meio à pandemia. Muitas instituições estão ofertando aos alunos o ensino à distância para evitar que os conteúdos fiquem atrasados. Há outras entidades que, para estimular o crescimento pessoal e profissional, oferecem à população cursos profissionalizantes, preparatórios, de idiomas e também reforço escolar, todos online.

 

Desafios de estudar em casa

 

Estudar em casa a princípio é uma coisa simples que possui vantagens como um ambiente confortável, liberdade e sem muita pressão exterior, no entanto, se não houver regras básicas, estudar pode ser um grande desafio.

Em casa, a procrastinação e a distração podem impedir que você realize suas tarefas. Assistir TV, tirar um cochilo, navegar pelas redes sociais e até mesmo outras atividades domésticas, são grandes vilões de produtividade que o afastam de seu objetivo de estudar ou concluir tarefas.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a ser mais produtivo e manter o foco nesse período de quarentena, confira:

 

1. Durma bem


Dormir é essencial para o bom funcionamento do organismo. Os especialistas recomendam pelo menos 8 horas de sono para que o cérebro consiga processar todas as informações absorvidas ao longo do dia. Uma noite bem dormida garante que seu cérebro esteja atualizado e pronto para um novo dia de estudos.

 

2. Alimente-se bem


Se repousar é essencial para o organismo, imagine a alimentação, não é mesmo? A comida é um combustível para o manter seu corpo na melhor forma possível. Quando você sente fome seu corpo fica fraco e com pouca energia, fazendo com que o estudo fique cansativo.

Faça lanches saudáveis ​​enquanto estuda, mas deixe-os organizados antecipadamente, para que não desperdice muito tempo.

 

3. Reserve um espaço para estudo


Um cantinho de estudo faz toda a diferença, especialmente para evitar distrações. Escolha um local para fazer o seu mini escritório, seja na mesa da cozinha ou na mesa do quarto, o importante é criar um espaço com apenas o objetivo de aprendizado. Evite ambientes que trazem a ideia de descanso como: camas, sofás, vai que você caia na tentação e acabe tirando um cochilo, isso pode acabar com a produtividade do estudo. Outra dica importante é manter a sua área de conhecimento limpa e organizada para dedicar mais tempo ao estudo.

 

4. Estude na hora certa


Apesar das pessoas serem diferentes é preciso ter uma hora certa para tudo. Aproveite a hora do dia em que você se sente mais produtivo para estudar e não tente se forçar a aprender quando seu cérebro não estiver focado. Há pessoas que preferem estudar pela manhã outras já preferem a noite. Tente estudar quando estiver mais atento para absorver mais conteúdo.

 

5. Organize seu tempo


Assim que você identificar qual é o melhor período para estudar, estabeleça um horário, organize os intervalos, defina a sua programação e consulte-a com frequência. É importante seguir um cronograma para que as atividades sejam realizadas no tempo necessário e no prazo esperado.

 

6. Faça o estudo ativo


Depois de dormir, se alimentar bem, organizar o seu ambiente, definir a sua programação de estudo e finalmente começar a estudar é indispensável que você pratique o estudo ativo, que significa interagir com o conteúdo facilitando o processo de aprendizagem. Ou seja, faça perguntas antes, durante e depois, como: o que pretendo aprender hoje? Quais são os pontos principais que preciso escrever e porque eles são importantes? O que preciso revisar ou aprender na próxima vez? Essas questões vão contribuir para sua aprendizagem.

 

Otimize seu tempo de estudo na pandemia do COVID-19!

 

Não há dúvidas que estudar de casa é mais conveniente, mas para ter os resultados esperados é preciso força de vontade para aprender e seguir as nossas dicas! Então aproveite esse momento de distanciamento social para fazer cursos profissionalizantes, cursos preparatórios, curso de idiomas e reforço escolar, tudo de forma online. Não se limite a idade, o importante é adquirir novos conhecimentos para quando tudo isso passar você possa estar ainda mais preparado.

 

PreparaTODOS

Tópicos: EAD


Posts recentes

6 Benefícios de investir em cursos online durante o distanciamento social

read more

6 dicas para estudar de casa

read more

Trabalhar de casa: novas possibilidades em meio ao isolamento

read more