7 Livros para quem não gosta de ler criar o hábito da leitura

PreparaTODOS - 16 Março, 2021

PreparaTodos

7 Livros para quem não gosta de ler criar o hábito da leitura

Tem pouco tempo para ler? Acha chato? Não consegue se concentrar nos livros? E quem disse que criar o hábito de leitura tem de ser algo tedioso?

Tem pouco tempo para ler? Acha chato? Não consegue se concentrar nos livros? E quem disse que criar o hábito de leitura tem de ser algo tedioso?

Não gosta de ler? Descubra os livros para criar o hábito de leitura!

Ao contrário das conhecidas frases “tenho pouco tempo para ler” e “ler é muito chato”, o hábito de leitura não precisa ser mais uma coisa entediante na sua vida.

Estima-se que o Brasil perdeu mais de 4,6 milhões de brasileiros com o costume da leitura nos últimos anos. 

Ler é o poder que temos de viajar para outra realidade sem ter que sair do lugar. Bem como, nos qualificar enquanto pessoas, descobrindo novos pensamentos que são capazes de expandir nosso repertório cultural e a forma como enxergamos o mundo.

Já percebeu que as vantagens da leitura são grandes não é?! Daria para listá-las por horas aqui, mas para facilitar o que acha de conferir as “leituras obrigatórias” para os iniciantes no universo da literatura?

Como começar a ler?

A melhor maneira de criar o hábito de ler, é preferir leituras menos complexas, com histórias mais curtas e simples de serem compreendidas. Logo depois, o leitor pode ir conhecendo narrativas que sejam mais longas e demandem maior atenção. Veja em nossa lista:

  • O Pequeno Príncipe 

Um dos melhores livros para ler e com certeza um dos mais conhecidos também. É bem provável que você já tenha ouvido alguma frase dele por aí, como “o essencial é invisível aos olhos” e “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” que são citações do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, responsável pela obra.

A trama narra um menino que vai para um lugar distante e começa refletir sobre os males da vida e assim tentar transmitir o amor por onde passa. O narrador consegue nos fazer enxergar todas nossas contradições quando adultos através dos olhos de uma criança.

  • Moby Dick

Escrito por Herman Neville, esse é um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil e é mais um dos nossos livros recomendados para ler, onde o leitor consegue fluir facilmente na leitura e se prender nessa fascinante história

Retrata o período dentro do século XIX, em que a caça de baleias era uma atividade econômica altamente rentável, até que uma dessas cachalotes acaba travando uma reviravolta com o Capitão Ahab em alto mar.

  • Revolução dos Bichos

Fábula sobre como lidamos com o poder quando ele está em nossas mãos. Essa é mais uma das leituras obrigatórias que assim que o terminar, você já pode falar de todas suas teorias com os amigos.

A obra de George Orwell satiriza figuras políticas do cenário mundial nos anos 40, representados como animais em uma fazenda, que após se rebelarem contra o dono da propriedade, acabam por levar a Granja do Solar a um caminho não muito otimista para os seus bichos.

  • O Vendedor de Sonhos

Retratado por um dos grandes psiquiatras do Brasil, Augusto Cury.

Este livro mostra a trajetória de um homem, do sucesso ao que pode ser considerado como fracasso, em que mesmo tendo tudo, na verdade não tinha o que era mais importante na vida.

Depois de conseguir enxergar isso na sua realidade, decide passar para outras pessoas como elas devem questionar sobre tudo o que consideram como essencial em suas existências.

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas

Um defunto autor, assim se resume a história do escritor Machado de Assis. Brás Cubas começa a contar sua jornada após ter falecido e mostra todo o luxo que tinha na alta sociedade da época dos anos 1800.

A obra é responsável por quebrar a ideia linear das narrativas e torna-se mais um dos livros para ler, que irão te capturar até o último capítulo.

  • O Guia do Mochileiro das Galáxias 

Uma das nossas dicas de livros para iniciantes, é esta saga dividida em 4 obras. 

Tido por muitos como referência da literatura no gênero de ficção científica. Com a jornada de Arthur Dent e Prefect, seu amigo alienígena, que logo após vir habitar a terra e até conseguir um trabalho, tenta escrever aquele que seria conhecido como “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, onde os dois viajam por todo o Universo com a nave do extraterrestre.

  • A Culpa é das Estrelas

Mais uma produção que teve tanto sucesso a ponto de ser reproduzida nas telas de cinema.

Hazel, é uma paciente com câncer em estado terminal, que através dos avanços da medicina consegue mais alguns anos de vida. Nesse meio tempo, em uma ONG de apoio a pessoas com câncer conhece Augustus Waters, que juntos completam a curta história de suas existências.

O que podemos dizer é: se prepare para boas doses de soluço, de tanto choro ao longo das páginas deste livro. 

Criar o hábito de ler não é uma “coisa de outro mundo”. Comece dedicando de 15 a 20 minutos do seu dia com alguma das obras acima, fique em um lugar onde você não será interrompido e então possa viajar para outra dimensão, mesmo que sentado no seu sofá…

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede. 

Carlos Drummond de Andrade.

CONFIRA NOSSO BLOG COM OS MELHORES CONTEÚDOS TODA SEMANA PARA VOCÊ!

 

Tópicos: Prepara TODOS


Posts recentes

Qual tipo de estudante você é? Descubra agora!

read more

Como se candidatar a uma vaga na PreparaVAGAS

read more

Quem você admira?

read more