Caia na Rede!

PreparaTODOS - 21 Dezembro, 2020

PreparaTodos

Caia na Rede!

Você já ouviu falar de network? Descubra o que é e veja como ele pode mudar a sua vida profissional!

Você já ouviu falar de network? Descubra o que é e veja como ele pode mudar a sua vida profissional!

Network ou networking? Por que eu preciso disso na minha vida? E será que estou fazendo isso certo???

Vamos por parte!

Network nada mais é do que uma rede de contatos profissionais. A intenção dessa rede é trocar experiências, conhecer novas pessoas e ampliar as oportunidades.  Se você está investindo em empregabilidade, essa é uma palavra (e uma atitude!) chave!!

E se Network é a rede de contatos, networking é o ato de construir essa rede. E como estamos em constante transformação, tanto global quanto pessoal, essa construção é constante. Tem um princípio, mas nunca um fim. 

Teoria dos 6 graus de separação

Já ouviu falar nessa teoria? Não se trata de um estudo científico, mas uma construção literária (apresentada em um livro de ficção) que, cada dia mais, se mostra pertinente em nossa sociedade. A ideia é a de que cada um de nós está ligado a qualquer outra pessoa no mundo com um intervalo máximo de seis pessoas. E isso vale para todo mundo!

Pense em uma pessoa que você acharia impossível de ter uma conexão? De acordo com essa teoria, entre você e ela há, no máximo, 6 pessoas!

Sim, eu sei que isso pode parecer uma loucura… Imagina estar a um intervalo de 6 pessoas da Xuxa, da Madonna, do Barack Obama??? Mas se pensarmos na forma como as redes nos conectam, isso começa a fazer mais sentido. 

Você já deve ter ouvido falar que a globalização reduziu as fronteiras, certo? Nesse mesmo movimento, a internet e as redes sociais aproximaram as pessoas. Estamos cada vez mais conectados. Pessoas que antes se perderiam pela estrada da vida, agora se mantêm ligadas a nós através das redes sociais. E com essas inúmeras conexões vão se criando vínculos bastante inesperados.

Que tal aproveitar as possibilidades que as redes sociais oferecem para criar e incrementar o seu network? 

O LinkedIn

Uma rede social específica para a conexão profissional com pessoas que têm interesses afins. Por isso, se você ainda não criou o seu perfil no LinkedIn, considere essa possibilidade. E vamos te explicar o por quê.

Diferentemente das outras redes sociais, no LinkedIn não há a necessidade de um vínculo que justifique o “pedido de amizade”. Você pode (e deve) se conectar a pessoas que tenham interesses comuns com você. E os critérios de conexão são vários: 

  • Uma pessoa pública que desenvolve um trabalho que você gosta; 
  • Pessoas que tem um perfil parecido com o seu;
  • Pessoas que você admira e que são referência para a sua carreira;
  • Pessoas de empresas nas quais você deseja trabalhar etc.

No espaço da rede, os profissionais compartilham aquilo que fazem, escrevem textos, mostram as suas habilidades, apresentam suas qualificações…. uma vitrine para quem quer conhecer pessoas e ampliar as oportunidades profissionais.

Dicas para criar a sua rede de contatos

 <   Como falamos anteriormente, crie um perfil no LinkedIn. Você precisa ver e ser visto!

 <   Explore também as outras redes sociais. Ainda que em baixa entre os mais jovens, o Facebook ainda concentra muitos perfis profissionais. Além disso, com o crescimento do Instagram, ele também tem se tornado uma vitrine interessante para quem quer mostrar o seu trabalho para o mundo.

 <   Descubra páginas e perfis que sejam do seu interesse. Depois, selecione o que mais se adequa às suas metas e objetivos. A palavra de ordem é foco!

 <   Adicione pessoas novas! 

Fez um trabalho com alguém interessante? Conheceu uma pessoa da mesma área que você? Fez uma reunião com novos clientes? Procure o perfil delas no LinkedIn e conecte-se!

 <   Por fim: não tenha medo de se mostrar! Como dissemos, As redes sociais são como uma vitrine. Confie no seu potencial e mostre quem você é. Mas atenção: por se tratar de um perfil profissional, é muito importante estudar a forma de se apresentar para não transmitir uma imagem equivocada. Veja perfis de pessoas que você considera interessantes e se inspire para criar o seu.

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

7 livros que você precisa ler em 2022

read more

Carreira: profissões do passado x profissões do futuro

read more

Cinema 2022: 10 filmes para ver e aprender!

read more