Chegou a hora do ENEM. E agora?

PreparaTODOS - 09 Dezembro, 2020

PreparaTodos

Chegou a hora do ENEM. E agora?

Quem está nervoso com o ENEM, levanta a mão! Talvez não seja nem nervoso, seja aquela ansiedade de quem se vê diante de uma prova tão decisiva para o futuro profissional.

Quem está nervoso com o ENEM, levanta a mão! Talvez não seja nem nervoso, seja aquela ansiedade de quem se vê diante de uma prova tão decisiva para o futuro profissional.

Sim, é normal ficar ansioso, mas não precisa ter medo. A gente vai te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse exame.

Mas afinal, o que é o ENEM?

É o Exame Nacional do Ensino Médio, que existe desde 1998. A sua criação foi feita para que o Ministério da Educação pudesse avaliar o desempenho dos alunos (e, consequentemente, do ensino) que estavam concluindo o ensino médio. Dessa forma, a sua aplicação era feita a todos os que estavam encerrando a sua formação escolar básica.

Foram muitas as transformações até que, em 2009, o ENEM deixou de ser apenas um medidor de rendimento, passando à condição de porta de entrada para diversas universidades do Brasil e, também, de Portugal. 

Como é a prova?

Atualmente, a prova conta com 180 questões + redação, a serem realizadas em dois dias e divididas da seguinte forma:

1º dia: 

 <   Linguagens, códigos e suas tecnologias (45 questões): a prova é composta por questões de língua portuguesa, língua estrangeira, literatura, interpretação, artes e educação física;

 <   Ciências humanas e suas tecnologias (45 questões): a prova é composta por questões de história, geografia, filosofia e sociologia;

 <   Redação: o aluno deverá escrever um texto dissertativo-argumentativo, entre 7 e 30 linhas, a respeito do tema indicado pela prova. A redação costuma abordar temas de conhecimentos gerais e atualidades, por isso é muito importante se manter informado.

A prova tem duração total de 5h e 30m.

2º dia

 <   Ciências da natureza e suas tecnologias (45 questões): a prova é composta por questões de química, física e biologia;

 <   Matemática e suas tecnologias (45 questões): a prova é composta por questões de matemática;

A prova tem duração total de 5h.

Língua estrangeira

Os candidatos podem optar entre duas línguas estrangeiras: inglês e espanhol. A escolha deve ser feita no ato da inscrição.

No caderno de provas, poderão ser encontradas as questões referentes aos dois idiomas, mas o candidato deverá resolver apenas as da língua estrangeira escolhida por ele.

Muita atenção: as questões de inglês e espanhol possuem a mesma numeração e devem ser marcadas no mesmo espaço do cartão de respostas. O próprio sistema identificará a língua escolhida pelo candidato na hora da correção. Por isso, esteja atento para responder e marcar corretamente o gabarito das questões.

Como se preparar?

As provas do ENEM abrangem todo o conteúdo referente ao ensino médio. Assim, o estudante deverá fazer uma revisão desses assuntos.

Aqui em nossa plataforma, temos curso preparatório específico para os candidatos do ENEM. Que tal estudar com a gente?  

SISU, PROUNI E FIES

Sim, parece uma sopa de letrinhas… Vamos entender o que significam cada uma dessas siglas?

 <   SISU:

Sistema de Seleção Unificada. É através dele que os candidatos poderão pleitear uma vaga na universidade desejada. Através do sistema, que fica aberto pelo período de uma semana, duas vezes ao ano, é possível se inscrever e verificar se a sua nota está dentro ou fora da linha de corte de cada curso e, assim, mudar de opção, se for o caso.

 <   PROUNI:

Programa Universidade para Todos. Voltado para que os estudantes de baixa renda possam pleitear em bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) junto a universidades particulares.

Para se inscrever, o candidato deverá comprovar que estudou o ensino médio em instituição pública ou como bolsista em instituição privada.

 <   FIES:

Financiamento estudantil. Programa de financiamento do governo para que alunos de baixa renda possam obter financiamento para pagar pelo ensino superior.

Durante o período em que estiver cursando a faculdade e nos 18 meses seguintes, o aluno pagará apenas os juros do financiamento. Apenas depois desse período é que começará a quitar esse pagamento através de parcelas mensais.

Quando e como serão as provas do ENEM 2021?

Por conta da pandemia, a aplicação das provas do ENEM 2020 foi adiada para o início de 2021. E uma novidade: este ano, o exame será aplicado em dois formatos - impresso e digital. A versão online será feita em caráter experimental e, por isso, acontecerá apenas em algumas cidades e com poucos candidatos. A ideia é verificar a viabilidade do modelo para que possa ser expandido nos próximos anos.

As provas impressas serão feitas nos dias 17 e 24 de janeiro; já as provas digitais ocorrerão nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro.

E você, vai fazer o ENEM agora? Que tal arregaçar as mangas e se preparar para mandar muito bem nas provas. Conte com a gente para alcançar o sucesso!



Tópicos: Cursos Preparatórios, Prepara TODOS


Posts recentes

7 livros que você precisa ler em 2022

read more

Carreira: profissões do passado x profissões do futuro

read more

Cinema 2022: 10 filmes para ver e aprender!

read more