COVID-19: Como continuar investindo na sua carreira sem sair de casa?

PreparaTODOS - 15 Julho, 2020

PreparaTodos

COVID-19: Como continuar investindo na sua carreira sem sair de casa?

Algumas dicas e hábitos simples podem ser essenciais para continuar se capacitando e investindo no futuro, mesmo em meio a períodos de quarentena

Algumas dicas e hábitos simples podem ser essenciais para continuar se capacitando e investindo no futuro, mesmo em meio a períodos de quarentena

 

No final de 2019, as notícias sobre um novo vírus que se espalhava pela China não parecia motivo de grande preocupação. Mas em pouco tempo, casos começaram a surgir ao redor do mundo todo, criando uma pandemia como há muito não se via. No Brasil, o primeiro caso de COVID-19 - infecção respiratória causada pelo coronavírus - aconteceu no final de fevereiro. Desde então, o governo e os órgãos oficiais de saúde têm trabalhado em recomendações à população para conter a proliferação da doença.

Desde março, a maioria dos estados brasileiros decretou quarentena, fechando comércios de produtos não essenciais e pedindo que as pessoas fiquem em casa o máximo possível e mantenham o hábito de lavar as mãos frequentemente e adotar o uso de álcool gel.

No momento, o mais importante é acatar as recomendações de isolamento e ficar em casa, protegendo a si mesmo e às outras pessoas.

Mas engana-se quem pensa que este é um período sem produtividade ou de férias. Graças à desaceleração gerada pelo trabalho e a maioria das atividades em casa, essa é, na verdade, possibilidade para investir em questões que não tempo com nossa rotina corrida. Principalmente no que diz respeito à capacitação profissional.

 

Como investir na carreira sem sair de casa?

 

Além do home office que tem sido adotado pela maioria das empresas durante o período de quarentena, separamos algumas dicas do que você pode fazer para aproveitar os momentos de isolamento para investir na sua carreira e voltar com tudo depois dessa crise.

 

  • Aprenda novas habilidades e capacite-se

 

Mesmo que você ainda esteja cumprindo seu horário normal de trabalho, com o distanciamento social acaba sobrando mais tempo livre, principalmente aos finais de semana. Por que não usar esses períodos para aprender coisas novas e se capacitar. Você pode aprender a trabalhar com apresentações no computador ou planilhas, por exemplo. Pode se atualizar sobre as novas tecnologias.

 

São milhares de possibilidades de aprender, principalmente fazendo cursos online. Hoje, é possível encontrar cursos de capacitação, profissionalizantes, de idiomas. O melhor é que, por conta do período que estamos vivendo, diversas plataformas estão oferecendo acesso gratuito a diversas especializações. Essa é uma ótima maneira de valorizar a sua carreira e de criar novas oportunidades para o futuro.

 

  • Melhore sua comunicação

 

Manter o contato com seus colegas de trabalho ou, até mesmo, com seus superiores pode ser um desafio com o trabalho remoto. Por isso fique atento às maneiras mais efetivas para se comunicar nesse período e saiba usá-las da melhor maneira possível. As videochamadas, por exemplo, estão em alta e saber mais sobre elas e sobre as melhores ferramentas para utilizá-las pode ajudar não só no momento atual, mas em necessidades futuras do seu trabalho.

A comunicação é uma habilidade importante para trabalhadores de qualquer segmento, então é uma ótima área para aprender mais e melhorar.

 

  • Aprenda mais sobre o seu segmento

 

Além de aprender sobre questões gerais, que são essenciais para qualquer trabalhador, aproveitar a quarentena para se aprofundar mais em assuntos específicos do seu segmento pode ser uma boa ideia. Você pode começar descobrindo mais sobre a história do seu tipo de trabalho no Brasil e, então, se manter atualizado sobre as últimas notícias e a situação atual.

De qualquer forma, essas informações podem fazer de você um profissional muito mais preparado, independentemente de usar de maneira prática ou não essas informações.

 

  • Pratique o gerenciamento de tempo

 

Trabalhar em casa pode ser um grande desafio, principalmente porque temos que organizar nosso tempo em tarefas que, antes, aconteciam em lugares separados e de maneiras diferentes. Hoje, tudo o que fazemos está concentrado em um mesmo ambiente e é preciso foco na organização para não se perder em nada.

O bom gerenciamento de tempo é uma habilidade que beneficia qualquer profissional em qualquer tipo de trabalho. Por isso, procure por dicas de como administrar bem o seu tempo com o home office, quais os melhores métodos de organização, etc. Com tudo no lugar, fica mais fácil, inclusive, de encaixar um curso de capacitação online na sua rotina.

 

Faça desse tempo de isolamento social uma oportunidade para melhorar a sua carreira

 

Muitos de nós têm lidado com questões como ansiedade e insegurança durantes esses dias, afinal nossa geração nunca viveu algo parecido. Mas focar em maneiras de investir em sua capacitação e em sua carreira pode ser uma ótima maneira de minimizar a tensão. Pense nos novos hábitos e habilidades que você pode criar e invista no seu futuro.

 

 

PreparaTODOS

 

 

Tópicos: EAD, Coronavírus


Posts recentes

6 Benefícios de investir em cursos online durante o distanciamento social

read more

6 dicas para estudar de casa

read more

Trabalhar de casa: novas possibilidades em meio ao isolamento

read more