De malas prontas para o ENEM!

PreparaTODOS - 13 Janeiro, 2021

PreparaTodos

De malas prontas para o ENEM!

Depois de muita espera, chegou a hora de encarar as provas. Por isso, separamos para você algumas dicas finais para você não passar perrengue de jeito nenhum!

Depois de muita espera, chegou a hora de encarar as provas. Por isso, separamos para você algumas dicas finais para você não passar perrengue de jeito nenhum!

Você se preparou, estudou, leu, releu, decorou, roeu as unhas, esperou… e a hora chegou! O Exame Nacional do Ensino Médio começa a ser aplicado no próximo dia 17/01, domingo, e estamos confiantes no seu potencial!!

E pra você não dar nenhum mole e não passar perrengue, separamos algumas dicas finais sobre o que levar, o que fazer e o que não fazer durante as provas. 

Bora ver?

O que levar:

  • Documento oficial de identificação com foto: 

RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e Passaporte são algumas das opções aceitas.

Escolha um e já deixe separado para levar. É essencial! Sem ele, o candidato não poderá realizar a prova! 

  • Cartão de confirmação:

Os candidatos inscritos no ENEM têm disponível o Cartão de Confirmação de Inscrição. Ele é acessado através do perfil pessoal de cada inscrito junto ao site do INEP. 

É no Cartão de Confirmação que você verá o local de realização da prova. O MEC não obriga os candidatos a apresentarem esse documento para a realização da prova, mas recomendamos que, se possível, você leve o seu para evitar possíveis transtornos na hora de encontrar a sua sala.

  • Caneta preta:

Todo mundo sabe que a única cor aceita para marcar as respostas no cartão, incluindo a redação, é a preta. Mas fique esperto, pois além disso a caneta também deve ser transparente. O propósito é evitar a possibilidade de fraudes, por isso os fiscais são bastante rigorosos nesse quesito.

Ah, e para não dar mole para o azar, é sempre bom levar mais de uma caneta para a prova!

  • Máscara:

Não podemos esquecer que ainda estamos atravessando uma pandemia. Por isso, o uso da máscara de proteção é essencial para a sua segurança e para a segurança dos outros candidatos! E como a recomendação é a de trocar a peça a cada 3/4 horas de uso (ou quando ela já estiver úmida), leve máscaras extras para substituir ao longo do exame.

Candidatos que comparecerem ao ENEM sem a máscara não poderão realizar a prova!

  • Álcool em gel:

 O MEC se responsabiliza por disponibilizar álcool em gel em todas as salas em que o ENEM será realizado. No entanto, é dada ao candidato a possibilidade de levar o seu próprio frasco para uso pessoal.

Da mesma forma como sinalizamos acima sobre a importância da máscara, recomendamos o uso do álcool em gel para a sua segurança e de todos os outros candidatos.

  • Roupas confortáveis:

O ENEM é uma prova de longa duração. Por isso, é fundamental que os candidatos optem pelo uso de roupas e calçados leves e confortáveis para evitar incômodos que prejudiquem o seu rendimento.

  • Água:

Também é obrigação do MEC escolher espaços para a realização da prova que disponibilizem bebedouros para que os candidatos possam se hidratar (lembre, você ficará longas horas no espaço da prova!)

No entanto, para evitar sair a todo instante da sala, e assim prejudicar a sua concentração, nós recomendamos que você leve a sua própria garrafa com água.

Ela deve ser transparente, sem rótulo e, preferencialmente, de tamanho grande (1,5l), para que você não corra o risco de ficar com sede nos instantes finais.

  • Alimentos:

Já falamos aqui, mas vamos repetir: você vai passar uma boa parte do seu dia se dedicando ao ENEM, seja em deslocamento, aguardando ou efetivamente realizando a prova. Dependendo da região em que você mora, deve chegar ao local do exame antes mesmo da hora do almoço… Por isso, nossa dica é que você leve alimentos para ingerir durante esse período. Opte por comidas leves, como sanduíches e frutas. 

Ah, e se você for almoçar antes de ir para a prova, invista em uma comida mais leve para evitar a sonolência e… idas ao banheiro!

O que não fazer no dia do ENEM:

  • Celular:

Você não está proibido de levar o seu aparelho celular, mas ele deverá ser desligado e embalado no saquinho distribuído pelos fiscais. Certifique-se de que, ao desligá-lo, você não deixou ativada nenhuma função de alarme, pois o toque do celular durante o exame pode acarretar a desclassificação do candidato! 

Ligue-o novamente APENAS quando já tiver deixado o local de prova.

A mesma regra vale para quaisquer outros equipamentos eletrônicos, inclusive o RELÓGIO. Cabe aos fiscais informar aos candidatos sobre as horas.

  • Bolsa e mochila:

Você pode e deve levar os seus objetos pessoais em uma bolsa ou mochila para o local de prova. No entanto, não poderá acessá-los durante a realização do exame. Por isso, assim que chegar à sua sala, coloque sobre a mesa todos os objetos que serão utilizados por você: canetas, água, alimentos, álcool em gel etc.

  • Detector de metais:

O candidato que se recusar a passar pela revista eletrônica será desclassificado.

  • Bebidas alcoólicas:

É terminantemente proibido portar e/ou consumir bebidas alcoólicas nos locais de prova!

  • Materiais escolares:

Não é permitido ao candidato usar qualquer tipo de material escolar - folha de rascunho, lápis, borracha, apontador e similares -, à exceção da caneta transparente de tinta preta, durante a realização do exame.

E por fim…

Fique atento ao horário!!! Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h do horário de Brasília. Por isso:

 -   Programe-se para sair de casa mais cedo;

 -   Veja os melhores caminho e meio de transporte para o deslocamento;

 -   Fique atento ao fuso horário da sua região;

 -  Ao chegar ao local, siga imediatamente para a sua sala; não fique “fazendo hora” na parte externa para não correr o risco de se atrasar.

O time da PreparaTODOS deseja a você uma excelente prova!!! 

Tópicos: Cursos Preparatórios, Prepara TODOS


Posts recentes

7 livros que você precisa ler em 2022

read more

Carreira: profissões do passado x profissões do futuro

read more

Cinema 2022: 10 filmes para ver e aprender!

read more