Nunchi: conheça o segredo coreano para o sucesso e a felicidade

PreparaTODOS - 15 Março, 2021

PreparaTodos

Nunchi: conheça o segredo coreano para o sucesso e a felicidade

Descubra mais sobre a arte de entender o que as pessoas estão pensando ou sentindo.

Descubra mais sobre a arte de entender o que as pessoas estão pensando ou sentindo.

Você acredita que alguém possa ler a sua mente? Ou você já quis saber o que estão pensando sobre você ou sobre o que acontece em sua volta? 

A arte da compreensão cultivada na infância dos coreanos é um conceito de inteligência emocional  que nos alerta sobre o cuidado com a maneira que agimos e falamos com os outros. Ela possibilita uma ferramenta essencial para o mercado de trabalho: ouvir o outro, mesmo que em silêncio.

O Nunchi é a arte de compreender o espaço e discernir o que as pessoas estão pensando criando um ambiente de harmonia e confiança.

Segundo Euny Hong, jornalista e autora do livro O Poder do Nunchi: O segredo coreano para felicidade e sucesso (tradução livre) praticar o nunchi não é simplesmente observar o que está acontecendo em sua volta. É também sobre dar dimensionamento ao seu olhar, dar ênfase ao espaço e a atmosfera de uma situação.  Ao simplificar sua tradução, a prática pode ser compreendida como “acuidade visual” e é aplicável em quase todo tipo de ambiente social. Das relações íntimas a uma entrevista de emprego. É preciso um olhar ágil e atento a todo o espaço.

Ter um nunchi rápido é como ter um superpoder. É o que mais nos aproxima da leitura de mentes. Entender instantaneamente o que as pessoas estão pensando ou sentindo facilita nosso convívio social e melhora todo e qualquer relacionamento em nossa vida. Estar presente e consciente do espaço e do outro é fundamental para processar rapidamente informações sociais que mudam constantemente.

A autora exemplifica com uma situação prática do dia a dia. Se todos estão do lado direito de uma escada rolante e uma criança está à esquerda, um pai coreano poderia dizer: “Por que você não pratica um pouco de nunchi?”. É sobre estar conectado com o ambiente e processar rapidamente as mudanças nas relações sociais e de espaço.

Ouvir para ver melhor 

Todo e qualquer ser humano sente a necessidade de ser visto e ouvido. E não é uma simples questão de concordar com tudo que dizem. O silêncio e a escuta são fatores importantes para criar bons relacionamentos e minimizar conflitos, porque além de compreender o espaço, prestar atenção às pessoas acolhe e desenvolve a empatia. 

Ao observar o espaço com um olhar mais atento, a chance de ter sucesso em qualquer ambiente social aumenta - criando relações e conexões mais abertas tornando-se assim mais compreensivo. O silêncio, munido da escuta atenta, faz com que você reúna informações a respeito do outro antes de julgar ou falar qualquer coisa.

Vivemos em um mundo caracterizado pela polarização. A relevância do nunchi, defendendo a unidade e a harmonia coletiva, está justamente no poder de ouvir e tentar compreender o outro.

Quer saber mais sobre empregabilidade? Conheça o blog da Prepara TODOS e descubra como desenvolver o máximo do seu potencial.

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Aprenda a organizar uma rotina de estudos

read more

O que é e como fazer uma boa Redação para o ENEM

read more

O que é sucesso para você?

read more