Primeiro passo para o mercado de trabalho: 3 dicas para começar o seu estágio!

PreparaTODOS - 05 Abril, 2021

PreparaTodos

Primeiro passo para o mercado de trabalho: 3 dicas para começar o seu estágio!

O estágio é um momento de grande importância para a formação profissional. No entanto, esse é um caminho que ainda é cercado por preconceito e desinformação.

O estágio é um momento de grande importância para a formação profissional. No entanto, esse é um caminho que ainda é cercado por preconceito e desinformação.

Hoje, vamos falar um pouco sobre este assunto e te dar 3 dicas de como conseguir o melhor estágio de acordo com os seus interesses.

Você está na faculdade e já chegou perto da metade do curso? Essa é a hora de começar a buscar uma vaga de estágio na sua área.

E por que isso é tão importante?

O estágio, principalmente quando supervisionado, é mais uma relevante etapa da sua formação profissional - se não uma das mais valiosas!

É através do estágio que você vai desenvolver o conhecimento prático acerca da sua profissão. Durante o seu curso de formação, você terá acesso à parte teórica do conteúdo, mas é somente no dia a dia do trabalho que conseguirá  aplicá-los e aprofundar o seus saberes.

Além disso, o estágio também possibilita outras vantagens, tanto ao profissional quanto à empresa que oferece a vaga.

Vamos ver algumas delas:

Troca de Saberes

O convívio entre profissionais  já experientes e estagiário pode ser muito proveitoso para ambas as partes. Para aquele que ensina, é o momento de rever conceitos e retomar as informações básicas da profissão. Já para o que aprende, há a chance de conhecer o fazer da profissão a partir da perspectiva daquele que já possui experiência e prática.

Nova perspectiva

A presença do estagiário pode ser bastante enriquecedora para a empresa, uma vez que ele traz frescor para o dia a dia de trabalho. Por estar começando e ainda circular pelo meio acadêmico, ele traz uma nova visão e muita criatividade para o seu trabalho, ocupando o lugar das ideias já conhecidas e engessadas e proporcionando frescor ao grupo.

Network

Uma das coisas mais importantes para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho é  desenvolver a sua rede de contatos com pessoas da mesma profissão. Isso é fundamental para estar antenado nos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na sua área e para garantir novas oportunidades. 

Assim, o estágio é uma excelente oportunidade para conhecer colegas de profissão e começar a formar o seu network.

Agora que você já sabe a importância do estágio, dê uma olhada nas dicas que separamos para você. Elas vão te ajudar na hora em que você estiver procurando uma vaga de estágio para chamar de sua.

  • Invista no seu currículo!   

Um currículo bem escrito pode ser o primeiro passo para conquistar uma boa oportunidade. Além de ficar atento ao português (um texto bem redigido e fácil de ler se destaca em meio aos outros!), é importante que você saiba como se apresentar e destaque a sua intenção ao disputar a vaga de estágio.

Ah, e nunca, em hipótese alguma, minta no seu currículo. As vagas destinadas ao estágio são próprias para aqueles que ainda não possuem muita experiência profissional. Por isso, seja honesto e coloque apenas o que de fato for verdade.

  • Pesquise   

Isso vale para todos os momentos da sua carreira: não basta que a empresa te queira, você também deve querer trabalhar naquele local. Foi-se o tempo em que os profissionais se colocavam à disposição de qualquer oportunidade. Hoje em dia, entendemos que a contratação deve ser uma via de mão dupla. Assim, é importante que você busque saber como funciona o processo seletivo para estagiários nas empresas que interessam a você.

Além disso, procure se informar sobre as habilidades que eles desejam nos profissionais e quais oportunidades de crescimento você terá durante o período do estágio - servir cafezinho não vai agregar em nada no seu currículo, não é mesmo? 

  • Se informe sobre os seus direitos!   

Você já ouviu aquela história de que passam para o estagiário tudo aquilo que os outros colaboradores não querem fazer? Ou ainda que o estagiário está na empresa para ser explorado? Pois bem, não é nada disso.

Para começar, o estágio não é um vínculo de trabalho, é um espaço de desenvolvimento profissional para estudantes em formação. E foi justamente para que esta relação, entre estagiário e empresa, se desse sempre de forma saudável que em 2008 foi criada a Legislação sobre o estágio (lei 11.788/2008). Por isso, antes de assumir uma vaga, leia e se informe sobre os seus direitos para que tudo seja feito de forma séria e vantajosa para ambas as partes.  

Quer saber mais sobre estágio? Conheça o blog da PreparaTODOS e descubra as melhores dicas de como desenvolver o máximo do seu potencial.

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

7 truques para conseguir falar em público de uma vez por todas!

read more

Quer aprender a falar espanhol? Confira 5 dicas para chegar lá

read more

E o isolamento (ainda) não acabou: 3 dicas para não pirar com o ensino remoto!

read more