Quem tem medo de EAD?

PreparaTODOS - 16 Dezembro, 2020

PreparaTodos

Quem tem medo de EAD?

O EAD, ou Ensino a Distância, foi um dos assuntos mais discutidos em 2020. Muito  se falou sobre os benefícios (e também sobre as dificuldades) desse modelo de ensino e ...

O EAD, ou Ensino a Distância, foi um dos assuntos mais discutidos em 2020. Muito  se falou sobre os benefícios (e também sobre as dificuldades) desse modelo de ensino e aprendizagem

Descubra como se dar bem estudando a distância

De fato, quando pensamos em educação e em suas múltiplas vertentes, fica evidente que o EAD não se adequa a todos os contextos. Nos anos iniciais da nossa formação, por exemplo, a presencialidade é fundamental para o desenvolvimento global da criança. No entanto, quando pensamos em educação de jovens e adultos, isso muda de figura, principalmente em relação ao segundo grupo que, em geral, precisa dividir o tempo entre trabalho e estudo. Nesses casos, o ensino a distância é uma excelente escolha, pois permite uma maior flexibilidade ao aluno, que escolhe onde e quando quer estudar.

EAD nos cursos preparatórios

Aqui na PreparaTODOS, temos um catálogo super completo, com cursos de diversas áreas. Se o objetivo é estudar, a nossa plataforma é a escolha certa. 

Mas quando pensamos em cursos preparatórios e EAD, o match é ainda mais perfeito!  Você concilia a sua rotina de atividades diária e ainda consegue se preparar para realizar a tão desejada prova.

Por isso, nós reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar a ter um rendimento ainda maior na hora de se preparar para um concurso. 

Vamos ver?

10 passos para você se dar bem estudando pela internet

 1. Escolha um lugar

Uma das vantagens do EAD é justamente escolher o melhor lugar para estudar. Muitas pessoas optam por espaços públicos como cafés e bibliotecas, pelo conforto e acessibilidade (muitos desses lugares contam com ar-condicionado e wifi gratuitos). No entanto, em tempos de pandemia e de necessidade de isolamento social, a melhor escolha ainda é estudar em casa. 

Para que tudo corra bem, escolha qual parte da casa será dedicada a essa atividade. O ideal é que seja um espaço confortável, silencioso e bem iluminado, já que você passará algumas horas do seu dia ali.

 2. Escolha um horário

A palavra rotina já foi muito mal falada. Há quem diga que ela é sinônimo de chatice e tédio. No entanto, muitos estudos apontam a importância de uma agenda organizada e de hábitos bem definidos para alcançar metas. 

Por isso, antes de começar os seus estudos, programe-se. Veja qual é o melhor horário do seu dia para assistir às aulas e defina o número de horas que dedicará a essa finalidade. Ah, e se você morar com outras pessoas, peça para não ser interrompido durante esse tempo. É por uma boa causa, eles vão entender!

 3. Faça um cronograma

Essa dica é parecida com a anterior e, até certo ponto, elas dialogam mesmo. 

Quando pensamos em cursos preparatórios, temos a possibilidade de contar com um plano de estudos pronto, uma vez que  o conteúdo é bem definido. A partir disso, então, você deve calcular o tempo que tem até a realização da prova e distribuir esses conteúdos em um cronograma que se adeque à sua rotina.

Veja quantos e quais assuntos estudar por dia/semana e cumpra essas metas. Lembre-se: a disciplina é o caminho do sucesso! 

 4. Faça resumos

É cientificamente comprovado que escrever é um excelente caminho para memorizar conteúdos. Assim, conforme for assistindo às aulas, vá fazendo anotações com os principais pontos estudados.

Um ponto importante aqui é descobrir qual modelo de escrita funciona melhor para você na hora de estudar: texto corrido, tópicos, esquemas… Pense que esse material escrito é seu e, por isso, deve se adequar às suas necessidades e preferências.

 5. Reserve um tempo para fazer revisão

As suas anotações servirão como um ótimo resumo para recapitular alguns conteúdos. Não basta avançar com a matéria, é super importante reservar um tempo para retomar alguns pontos que já foram vistos.

Isso vai fazer com que os assuntos fiquem sempre frescos na sua mente.

 6. Foque nos estudos

As redes sociais são uma mão na roda, principalmente em tempos de distanciamento, mas podem ser uma pedra no caminho de quem quer estudar. Temos a tendência a perder horas e horas do nosso dia “rolando” a tela do celular, deixando de fazer diversas outras coisas… 

 Além disso, quando somos constantemente interrompidos pelas notificações, o nosso raciocínio perde o fluxo e se torna mais lento. A cada retorno, temos que recapitular o que estávamos fazendo, o que aumenta o tempo de conclusão da tarefa.

Por isso, para não cair em tentação, fique longe das redes durante o seu horário de estudos e foque apenas no conteúdo. Você verá como isso vai trazer mais clareza e produtividade à sua rotina.

 7. Ajuste a luminosidade da tela

Seja no celular, no tablet ou no computador, é fundamental ajustar corretamente a luminosidade da tela para trazer mais conforto à visão. E se estamos falando de longas horas de estudo, essa necessidade se torna ainda maior. 

Acredite: um bom ajuste evita dores de cabeça e problemas oftalmológicos futuros.

 8. Verifique a sua postura

Se você vai ficar algumas horas do seu dia em frente a uma tela, é muito importante investir em sentar-se corretamente para evitar dores e problemas posturais.

Mantenha os pés apoiados no chão, a coluna ereta e tenha sempre um apoio nas costas. Isso trará mais conforto à sua rotina de estudos.

 9. Alimente-se bem

Invista em alimentos leves durante o horário de estudos (como frutas e saladas) para evitar a sonolência e o peso no estômago. 

Se possível, também não fique longas horas sem se alimentar. Isso trará mais cansaço ao seu corpo e diminuição da capacidade cognitiva.

 10. Descanse

Um cérebro cansado tem mais dificuldade de foco. Além disso, é durante os períodos de repouso que assimilamos melhor os conteúdos. Por isso, descubra e respeite os seus limites. 

Faça pausas e invista em boas noites de sono. Assim, o seu corpo não ficará fatigado e o seu rendimento será ainda maior.

Tópicos: Cursos Preparatórios, Prepara TODOS


Posts recentes

7 livros que você precisa ler em 2022

read more

Carreira: profissões do passado x profissões do futuro

read more

Cinema 2022: 10 filmes para ver e aprender!

read more